Canivete do exército suíço
Os canivetes do exército suíço, são os canivetes de bolso mais conhecidos e mais vendidos no mundo.
Características
Uma característica dos canivetes do exército suíço é que, para além de uma lâmina, outras ferramentas são integradas no canivete. Normalmente, os canivetes disponíveis no comércio civil têm cabo de plástico vermelho e ostentam a cruz suíça como marca distintiva. O canivete original foi desenvolvido no final do século XIX para os soldados do exército suíço combinarem várias tarefas no campo numa única ferramenta compacta e leve. Devido a esta característica, os canivetes do exército suíço são ainda hoje populares entre as pessoas envolvidas em actividades ao ar livre como caminhadas, acampamentos ou habilidades de sobrevivência.
Os dois fabricantes do original canivete suíço, são a empresa Victorinox do cantão germanófono de Schwyz e até 2005, a empresa Wenger do cantão francófono do Jura. A Wenger foi comprada pela sua concorrente Victorinox em 2005 porque se encontrava em dificuldades económicas desde 2001, mas continuou a operar como marca própria até 2013. Segundo a Victorinox, o principal objectivo desta aquisição era evitar que a Wenger fosse comprada por investidores estrangeiros, o que eles temiam que pudesse prejudicar a reputação dos canivetes suíços.
História
No final da década de 1880, o exército suíço decidiu adquirir um canivete de soldado dobrável para ajudar a comer, entre outras coisas, bem como para desmantelar a espingarda padrão da época, a espingarda Schmidt-Rubin Modelo 1889. As ferramentas incluídas eram, portanto, lâmina, abre-latas, chave de fendas e furador.
Em janeiro de 1891, o Exército suíço emitiu a portaria para o Modelo 1890 com o cabo feito de carvalho negro (o ébano foi mais tarde utilizado em alguns casos).
Uma vez que nenhuma empresa suíça tinha a capacidade de produção necessária na altura, os primeiros 15.000 canivetes foram entregues em outubro de 1891 pelo fabricante alemão de canivetes Wester & Co. de Solingen. Depois, no final de 1891, Karl Elsener de Ibach, mais tarde Victorinox, assumiu a produção. Numerosos outros fabricantes de canivetes da Alemanha e Suíça também produziram esses canivetes e os seus sucessores, incluindo Wenger, que foi fundada em 1893 sob o nome de Paul Boéchat & Cie.
A 12 de Junho de 1897, o termo "Schweizer Offiziers- und Sportmesser" foi protegido como uma marca registada.
Desde a sua introdução inicial em 1891, o canivete emitido no exército suíço foi adaptado várias vezes. No total, existem cinco modelos diferentes cujo número de modelo reflecte o ano de introdução, nomeadamente os modelos 1890, 1908, 1951, 1961 e a faca do soldado 08. Alguns dos modelos individuais também foram revistos e, portanto, existem em versões diferentes. Enquanto os modelos mais antigos eram fabricados por várias empresas da Alemanha e Suíça, o modelo de 1961 foi produzido exclusivamente pela Victorinox e Wenger. O seu estatuto actual como fabricantes originais deriva desta posição única de quase cinquenta anos. O actual canivete do Soldado 08 é apenas produzido pela Victorinox.
A partir do modelo 1961, os canivetes do exército suíço tinham o cabo feitos de alumínio nervurado em vez de cabo de plástico vermelho dos modelos vendidos a civis. Até há pouco tempo, o canivete estava também equipado com uma lâmina, uma furadeira, um abre-latas e um elevador de tampas (os dois últimos com chave de fendas integrada), o que era relativamente modesto em comparação com o extenso equipamento de alguns modelos civis. O canivete do soldado 08 tem uma vasta gama de funções com uma serra de madeira e uma chave de fendas Phillips.
Funções
O equipamento original com lâmina, abre-latas, chave de fendas e furador foi alargado por várias ferramentas em modelos civis, dependendo da versão. Por exemplo, existem versões com serra de madeira, tesoura, lima de metal ou saca-rolhas. Os modelos civis têm normalmente também um palito de dente e uma pinça, que se encontram em compartimentos separados integrado no cabo.
Algumas versões destinam-se a grupos-alvo especiais, por exemplo, existem canivetes com um escalador de peixe para pescadores ou com um elevador de relva para golfistas.
De acordo com o Livro de Recordes do Guinness, o canivete suíço mais extenso é o Wenger Giant Knife 2007, que tem 81 ferramentas individuais para 141 funções diferentes, mas com a sua largura de 24 centímetros e peso de 1,3 quilos, não é adequado para uso real, mas destina-se a ser usado como um artigo de colecção.
Os modelos mais completos ainda destinados à utilização real são o Victorinox SwissChamp e o Wenger EvoGrip S54. No entanto, existem também canivetes com um alcance minimizado, tais como apenas uma lâmina e um levantador de tampas. Os canivetes Victorinox e Wenger oferecem geralmente as mesmas capacidades, embora a forma e funcionalidade das ferramentas individuais difiram frequentemente em detalhe. Por exemplo, enquanto o abre-latas das facas Victorinox é empurrado através da tampa da lata num movimento de empurrar, os canivetes Wenger fazem-no com um movimento de puxar.
Desde há alguns anos, existem também variantes que estão equipadas com elementos electrónicos adicionais, tais como um díodo emissor de luz, ponteiro laser, relógio ou pen USB. Estes destinam-se mais à utilização urbana diária do que à utilização ao ar livre.
Direitos de propriedade industrial
A designação "Swiss Army Knife" é protegida e só pode ser utilizada pela Victorinox e Wenger. Do mesmo modo, as duas variantes da cruz suíça nos canivetes são protegidas. A Victorinox comercializa os seus canivetes como "Original Swiss Army Knife ", enquanto Wenger utilizou a designação "Genuine Swiss Army Knife".
Curiosidades
Programa espacial da NASA
O canivete suíço tem estado presente em missões espaciais realizadas pela NASA desde o final dos anos 70. Em 1978, a NASA enviou uma carta de confirmação à Victorinox relativa a uma compra de 50 canivetes conhecidos como o modelo Master Craftsman. Em 1985, Edward M. Payton, irmão do astronauta Gary E. Payton, enviou uma carta à Victorinox, perguntando sobre a aquisição de um canivete Victorinox Master Craftsman depois de ver aquele que o seu irmão usava no espaço. Desde então o equipamento padrão de cada astronauta da NASA inclui um canivete Victorinox Master Craftsman. Entre outras, há histórias de reparações realizadas no espaço com um canivete suíço.
MacGyver
Tanto na série de televisão original MacGyver como no seu reinício de 2016, o personagem Angus MacGyver utiliza frequentemente diferentes canivetes do exército suíço da Victorinox e Wenger em vários episódios para resolver problemas e construir objectos simples.
Prezado(a) visitante - seja muito bem-vindo(a)
O mundo da Victorinox teve origem em 1884, quando meu bisavô, Karl Elsener, abriu uma oficina de cutelaria em Ibach-Schwyz. A sua ideia revolucionária de fabricar um canivete compacto com várias funções práticas foi um sucesso: havia nascido o canivete do exército suíço.
À medida que as necessidades dos clientes e as tecnologias mudavam ao longo dos anos, o lendário canivete do exército suíço também ia evoluindo, e hoje ele está disponível em vários modelos em todo o mundo. Qualidade, funcionalidade, inovação e design emblemático têm a mais alta prioridade na Victorinox, e isso também se aplica às nossas outras categorias de produtos: Facas para uso doméstico e profissional, relógios, malas e acessórios e fragrâncias.
A nossa história não tem a ver somente com os icônicos Canivetes do Exército Suíço. O Canivete Suiço tem muitas histórias fascinantes para contar: histórias de como nossos produtos têm fornecido soluções e até mesmo salvado vidas na terra, na água e no ar, e, mais recentemente, até no espaço. Todos prezam seu canivete de bolso Victorinox, do comerciante ao político.
A experiência e a paixão de nossos funcionários nos permite desenvolver todos esses produtos, considerados pelos nossos clientes como verdadeiros companheiros para a vida.
Viaje conosco pelo mundo da Victorinox.
Carl Elsener
CEO da Victorinox
Fonte: Página oficial da Victorinox
A empresa Victorinox
Em 1884, Karl Elsener abriu sua oficina de cutelaria em Ibach-Schwyz. Nessa época, a Suíça ainda era um dos países mais pobres da Europa. Nos primeiros anos, Karl Elsener trabalhou para combater a pobreza e o desemprego na bacia de Schwyz, criando empregos e ajudando a conter o fluxo de emigração.
Em 1891, ele forneceu o canivete do soldado ao exército suíço pela primeira vez. Karl continuou o trabalho e desenvolveu o canivete do oficial suíço – atualmente o icónico canivete do exército suíço – em 1897, criando as bases de uma empresa próspera, que seria capaz de manter sua posição no cenário mundial.
A partir de então, seu espírito de solidariedade, raízes profundas na região e o forte compromisso com valores sólidos moldam a filosofia da empresa Victorinox.
Atualmente, a Victorinox é uma empresa global com cinco categorias de produtos: canivetes, facas para uso doméstico e profissional, relógios, malas e acessórios e fragrâncias. O canivete do exército suíço é o principal produto da empresa e tem um papel pioneiro no desenvolvimento de todas as demais categorias de produtos.
Qualidade
A Victorinox garante que seus produtos atendam aos mais altos padrões em todas as áreas, e a qualidade nunca é comprometida, independentemente do local de produção. A maioria dos produtos Victorinox – canivetes, facas para uso doméstico e profissional, relógios e fragrâncias – é fabricada na Suíça.
Por motivo de experiência, as malas e acessórios são produzidas fora da Suíça, onde os recursos técnicos, humanos e materiais necessários podem ser acessados para uma produção eficiente. Para garantir que tais produtos também atendam aos mais altos padrões, os parceiros são escolhidos com cuidado e elevados padrões de qualidade são rigorosamente aplicados.
Foi esse nível de qualidade que permitiu que a Victorinox se tornasse líder na Suíça e no resto do mundo.
Responsabilidade social
A Victorinox AG é uma empresa familiar independente e 90% das ações são detidas pela Fundação Victorinox. A existência contínua da empresa é, portanto, assegurada de modo otimizado, já que 90% dos lucros gerados estão disponíveis para a empresa como reservas. Os outros 10% das ações são detidos por uma fundação sem fins lucrativos que apoia projetos beneficentes.
Fonte: Página oficial da Victorinox
História
Originada em uma oficina de cutelaria em 1884, a Victorinox é sinônimo de qualidade, funcionalidade, inovação e design icônico há mais de 130 anos.
Atualmente, a Victorinox é uma empresa global com cinco categorias de produtos: canivetes do exército suíço, facas para uso doméstico e profissional, relógios, malas e acessórios e fragrâncias.
Mais informões na página oficial da Victorinox...
Fonte: Página oficial da Victorinox
Já se perguntou como conseguimos produzir tantos canivetes do exército suíço todos os dias?
Descubra o segredo do nosso sucesso. Todos os dias, produzimos milhares de canivetes: produtos de alta qualidade, compactos e preparados para qualquer aventura. Eles são recheados de funcionalidade e design inovador. Tenha uma rara visão dos bastidores das diversas etapas de produção necessárias para fabricar o lendário canivete do exército suíço.
Bem-vindo à Wenger
Wenger é uma marca suíça estabelecida. Fundada em 1893 no Jura suíço, a fábrica de canivetes rapidamente se tornou famosa pelos seus produtos inovadores e fabricados com precisão. Isto incluía o lendário "Canivete Suíço", que a Wenger foi o único fabricante para além da Victorinox a produzir. Apesar do sucesso internacional, a Wenger sempre se manteve fiel às suas origens e tradição suíças.
Estamos orgulhosos que a Wenger passou a ser parte da Victorinox desde 2005. Ambas as marcas mantêm os mesmos valores tradicionais e por isso complementam-se perfeitamente uma à outra. Hoje em dia, a Wenger concentra-se na produção de relógios bem como de bagagem e oferece a melhor qualidade a um preço razoável em ambos os segmentos.
Deixe-se inspirar e convencer pelo mundo dos produtos Wenger - cada relógio e peça de bagagem combina estilo com fiabilidade, um design contemporâneo com alta funcionalidade, materiais seleccionados com um trabalho cuidadoso. Tenho a certeza de que também encontrará o seu companheiro ideal para um estilo de vida activo e móvel nas colecções da Wenger.
Carl Elsener
CEO Victorinox
História
Fundada em 1893 como uma fábrica de canivetes em Courtételle, uma pequena cidade perto de Delémont no Jura suíço, a empresa Wenger já pode olhar para trás numa história de mais de 120 anos. Uma história marcada por uma paixão pela qualidade, precisão e extraordinária habilidade, bem como por uma multiplicidade de produtos icónicos, incluindo o mundialmente famoso "Swiss Army Knife".
A partir de 1997, Wenger acrescentou relógios e mais tarde bagagem à sua cobiçada gama de produtos a nível mundial.
A marca manteve a sua identidade independente mesmo após a aquisição pela Victorinox em 2005 e continuou a desenvolver as suas variedades de produtos. Em 2013, a Victorinox integrou os canivetes Wenger na sua própria gama, de modo que desde então a Wenger tem sido capaz de se concentrar no desenvolvimento internacional dos seus dois segmentos de maior sucesso - relógios e bagagem.